Cadeira Número 17

Patrono Oscar Joseph DE PLÁCIDO E SILVA
Nasceu em 18 de julho de 1892, na histórica cidade de Alagoas, Hoje Deodoro, filho do segundo casamento de seu pai, Francisco Ma­nuel da Silva e Senhorinha Plácido e Silva. Desde menino destacou-se por sua vivacidade e invulgar inteligência.
Até os nove anos de idade fez o curso escolar na própria terra natal e completou seus estudos humanísticos no seminário de Maceió.
Seu irmão mais velho, João Alfredo, residia em Curitiba e convi­dou-o a vir para o sul. Estavam adiantados, nessa época, os estudos para a fundação de uma Universidade.
Disposto a frequentar a escola de engenharia, aceitou o desafio. Contava com 19 anos e já houvera ingressado no jornalismo, mediante colaboração em vários jornais. Influenciado pelo meio jornalístico, mudou de ideia e abraçou o curso de Direito.
 Bacharelou-se em 1917 com louvores e passou a traba­lhar no escritório de advocacia do jurista Benjamim Lins, com o qual idealizou, dois anos depois, a fundação de um jornal moderno e dinâmi­co: a Gazeta do Povo. Lecionou na Universidade, principalmente Direito Comercial, Direito Internacional, Ciências das Finanças e outras.
Algumas de suas obras: Concepção Jurídica do Patrimônio, O Pro­gresso nos Crimes de Alçada, Da Natureza Jurídica da Duplicata. Não foi brilhante somente nas letras jurídicas, mas também na literatura.
(texto extraído do Livro "De Plácido e Silva, o Iluminado", Edito­ra Oficina de letras, Curitiba, PR - autora Juril de Plácido e Silva Carnasciali - Ano 2000)

Primeiro Acadêmico Oscar Ivan Prux
Formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, em 1976; em economia, pela Fundação Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana, em 1988, e formado pela Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (SP), no curso esquema I - Complementação Pedagógica com Licenciatura Plenas nas dis­ciplinas de Direito e Legislação e Economia e Mercados.
Possui dezenas de cursos de Extensão Universitária e participação em Seminários e Congressos nas mais diversas áreas, especialmente sobre assuntos jurídicos e econômicos e em especial do 1º Cur­so Paranaense de Especialização em Direito do Consumidor (na qualidade de debatedor) e dos Congressos Internacionais (3o), Latino-Americano (3°), Brasileiro (1º) do Di­reito do Consumidor tesista (tendo sido aprovado por unanimidade).
Foi agraciado com Bolsa de Estudo aos Estados Unidos em 1976 e à índia em 1984 como integrante de intercâmbio de Grupos de Estudos promovido pelo Rotary Internacional. Classificado em 1º lugar no Cômputo Geral das Notas do Curso de Ciências Econômicas (1988) da Fundação Faculdade Estadual de Ciências Econômi­cas de Apucarana e em 2o lugar no Exame de Admissão ao Mestrado na Universidade Estadual de Londrina.
Atualmente é doutorando em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Uni­versidade Católica, na subárea de Direito ao Consumidor (SP); Professor da Funda­ção Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana, na disciplina de Direi­to Comercial Aplicado; pesquisador do Centro de Ensino Superior de Maringá; da Universidade Norte do Paraná, na disciplina de Direito Civil; do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas (INBRAPE), ministrando nos cursos de pós-graduação promovidos pelo referido instituto e, de Direito do Consumidor no curso de Mestrado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário Aqui !