Cadeira Número 15

Patrono RODOLFO BOHOSLAVSKY
Boloslavsky nasceu em 1942, em Baía Blanca, ao Sul da Argentina onde passou sua infância. Sentia necessidade de compreender os seres humanos e as relações das pessoas entre si e com o mundo. Cursou Psicologia na Universidade Nacional de Buenos Aires e enquanto cursava o último ano foi convidado para ali lecionar.
Iniciou um trabalho pioneiro na área de Orientação Vocacional com abordagem clínica e enfrentando sérias dificuldades na aceitação de seus pontos de vista, por parte das alas mais conservadoras da psicologia argentina, afeitas às tendências psicométricas. Escreveu seu primeiro livro aos 27 anos ressaltando sua ferocidade e coragem para impor suas novas idéias no trabalho de Orientação Nacional.
O termo vocacional passou a indicar não só o que o indivíduo faz quando trabalha, mas principalmente o que sente enquanto trabalha. Considerava o indivíduo como pessoa e não como um objeto passível de seu quantificado. Em 1975, como Professor convidado, ministrou na USP três cursos entre outras importantes atividades. Em dezembro de 1975 decide morar no Brasil, mas o parecer desfavorável do laudo médico impediu que fosse contratado pela Universidade de São Paulo.
Não é difícil imaginar a sua mágoa e desapontamento pela instituição. Resolveu então mudar-se para o Rio de Janeiro. Era boêmio e adorava viver a boêmia. No Rio, mudou seu estilo de vida procurando trabalhar o mínimo e viver o máximo. Fez muitos amigos. Na sua vida, a morte e a doença estiveram sempre presentes e muito próximas. Na infância contraiu a primeira lesão cardíaca.
A morte deixou apenas, de acordo com os amigos, a sensação de terem perdido um contato real com Rodolfo porque continua espalhando muitas coisas: nas lembranças, nas cartas, nas poesias, no riso, nas coisas ainda não captadas, que vão continuar num diálogo interiorizado, que a morte não interrompe.

Acadêmico Atual  VAGO

Primeira Acadêmica Maria Salete Arenales Loli
Maria Salete Arenales Loli é Psicóloga Clínica formada pela Universidade Estadual de Londrina. É especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho, atuando durante os primeiros anos de sua formação nesta I área específica.
Foi Professora da Universidade Estadual de Londrina no I Departamento de Fundamentos de Psicologia e Psicanálise. Trabalhou também como psicóloga Clínica no Consultório Intermunicipal de Saúde f (NAPS) de Londrina. É Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade ' Estadual de Paulista (UNESP) tendo como tema de dissertação "os aspectos psíquicos da obesidade".
Neste assunto, desde então, vem desenvolvendo diversas pesquisas e publicações. Entre estas destacam-se os livros: "Rumos do Saber Psicológico", Editora de Unesp (escrito com a i colaboração de outros autores) e mais recentemente lançou: "Obesidade I como Sintoma - Uma leitura Psicanalítica" pela Editora Vetor (fruto da sua dissertação de mestrado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário Aqui !