Nascido em Lisboa em 1608, chegou ao Brasil com menos de 7 anos de idade, estabelecendo-se sua família em Salvador, onde sua luz seria apagada cerca de oitenta e dois anos mais tarde, em 1697.
Residindo na capital da colônia, teve oportunidade de estudar no colégio dos Jesuítas, tendo depois estudado no Espírito Santo, voltando novamente estudar em Salvador, tendo aí decidido seguir a carreira sacerdotal. A companhia de Jesus o recebeu em 1623, concluindo o noviciado em 1626.
Estando ainda estudando com os Jesuítas, começou a invasão no Brasil, pelos holandeses. Esse acontecimento deu-lhe ensejo a escrever ao geral dos Jesuítas, um relatório informativo a que ele chamou "Carta ânua", documento que inicia sua série de cartas. Depois de continuar seus estudos em Salvador, no Recife, e outra vez em Salvador, em 1835 foi ordenado Padre, o que deu início a sua carreira de renomado orador sacro.
Em 1640, quando Portugal conseguiu recuperar sua independência ao derrubar o domínio espanhol, Vieira foi para Lisboa a serviço do Rei Dom João IV. Aí iniciou sua carreira diplomática. Ingleses e holandeses arruinaram, porém, sua carreira, com o problema de Pernambuco, fazendo desistir dela. Em 1653, foi mandado para o Maranhão, onde sua atividade em favor dos injustiçados acabou colocando-o na mão dos dominicanos da inquisição.
Foi levado para Portugal Preso, encarcerado, julgado e condenado, sendo a pena anulada depois. Voltou a pregar nos púlpitos de Lisboa e de Roma com grande sucesso. Não sentindo clima favorável em Lisboa e não querendo ficar em Roma, voltou para Salvador, onde se dedicou à publicação de suas obras.
Graduado peia Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena - 1 1952-56.
Bacharelado e Licenciatura em Letras Anglo-Germânicas. Lecionou Português, Latim, Literatura latina, Prática de Ensino de íngua Inglesa, Literatura Inglesa e Literatura Norte-Americana, Na Faculdade Filosofia de Jandaia do Sul - PR, 1967 - 2001.
Lecionou as disciplinas de Português, Latim e Inglês, para o curso Ginasial, pela Secretaria Estadual da Educação em Apucarana, 1961-90. Professor da Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia 1967 - 2001.
Pós-Graduação pela Fundação faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul. Especialização em Língua Inglesa.
Ensino, 1997 - 98. Lecionou as disciplinas de Português e Latim, no Instituto Filosófico de Apucarana (Seminário Maior), Apucarana, 1991- 1. Autor da monografia "Amor, Casamento e Transação Comercial em Jane Austen e José de Alencar". (Produção Científica).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário Aqui !