Livros de Leny Zulim

  LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DA TEORIA ÀS PRÁTICAS EM SALA-DE-AULA

O título acima refere-se ao livro da professora Mestre Leny Fernandes Zulim, a ser lançado dia 19 próximo, a partir das 19h30min no anfiteatro da FAFIJAN, como parte da programação da Semana de Letras. Conforme sugere, a obra trata da presença da leitura literária no Ensino Fundamental, abordando não só aspectos teóricos, mas relacionando a teoria a práticas que o professor pode aproveitar.

A bem da verdade, o livro vem suprir um pouco da carência de bibliografia específica, pois, se temos um acervo de boa quantidade e qualidade no que se refere à teoria sobre o assunto, o mesmo não ocorre quando um professor precisa de subsídios práticos que oriente e motive esse trabalho em sua prática cotidiana. Na esteira de inúmeros autores –entre eles um dos mais contundentes Cláudio Moura e Castro- que reitera a necessidade desse tipo de acervo para apoio aos professores, criticando a enxurrada de obras unicamente teóricas produzida pela Academia, a autora se vale do conhecimento teórico para embasar a metodologia que propõe.


A obra organiza-se a partir de um capítulo inicial no qual se abordam conceitos sobre leitura, leitura literária e formação do leitor para, nos capítulos seguintes, discutir obras de interesse das séries finais do Ensino Fundamental. Vale dizer que a escolha dos títulos para análise recai – e a autora deixa essa opção clara- sobre a produção literária infanto-juvenil brasileira do pós-70, sólida, de alta qualidade estética e ganhadora de prêmios mundiais importantes, caso do Hans C. Andersen com Lygia Bojunga Nunes e Ana Maria Machado, bem como com inúmeras delas traduzidas para inúmeros idiomas.


Após a análise de cada uma dessas obras há explicações detalhadas de como aplicar a metodologia que a autora adota. Metodologia simples, mas não simplista, em que se observa a integração dos vários saberes, interdisciplinar, portanto. A autora conclui afirmando sua crença na educação, na literatura como instrumento de humanização do ser. E, claro, no primeiro e mais direto mediador de leitura: o professor. A eles, afirma entrega o livro, com a esperança de ajudá-los na tarefa de forma leitores e, portanto, seres mais humanos no sentido que tem a palavra de mais bonito: seres mais solidários, mais reflexivos, capazes de pensar com autonomia.

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