Crônicas de Thadeus Palka - Fósforo, Bala de Menta, Café e Jornal.

FÓSFORO, BALA DE MENTA, CAFÉ E JORNAL.
(*)-Thadeus Palka.
            “Um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal”; esses quatro elementos fazem parte de uma das melhores histórias sobre atendimento que se conhece.
            Um homem estava dirigindo há horas e, cansado da estrada, resolveu procurar um hotel ou uma pousada para descansar. Em poucos minutos avistou um letreiro luminosa com o nome: Hotel Venetia.
            Quando chegou à recepção, o hall do hotel estava iluminado com luz suave. Atrás do balcão uma moça de rosto alegre o saudou amavelmente: “Bem vindo ao Venetia”.
            No quarto uma discreta cama impecavelmente limpa, uma lareira, um fósforo apropriado em posição perfeitamente alinhada sobre a lareira para ser riscado.
            Era demais! Aquele homem que queria um quarto apenas para passar a noite começou a pensar que estava com sorte.
            Mudou de roupa para o jantar (a moça fizera o pedido no momento do registro). A refeição foi tão deliciosa como tudo o que tinha visto naquele local, até então. Assinou a conta e retornou ao quarto. Fazia frio...
            E ele estava ansioso pelo fogo na lareira. Qual não foi a sua surpresa! Alguém havia antecipado a ele, pois havia um lindo fogo crepitante na lareira. A cama estava preparada, os travesseiros arrumados e uma bala de menta sobre cada um. Que noite agradável aquela!
            Na manhã seguinte o hospede acordou com um estranho borbulhar vindo do banheiro. Saiu da cama para investigar. Simplesmente uma cafeteira ligada por um timer automático, estava preparando o seu café e, junto um cartão que dizia “Sua marca predileta de café”. Bom apetite! Era mesmo!
            Como eles podiam saber desse detalhe? De repente lembrou-se; no jantar perguntaram qual sua marca preferida de café. Em seguida, ele ouve um leve toque na porta, Ao abrir havia um jornal. “Mas como pode”. É o meu jornal. Como eles adivinharam? Mais uma vez lembrou-se de quando se registrou: a recepcionista havia perguntado qual jornal ele preferia. O cliente deixou o hotel encantado. Feliz pela sorte de ter ficado num lugar tão acolhedor.
            Mas o que esse hotel fizera mesmo de especial? Apenas ofereceram um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal. Nunca se falou tanto na relação empresa – cliente como nos dias de hoje. Milhões são gastos em planos mirabolantes de marketing.
            No entanto, o cliente está cada vez mais insatisfeito e mais desconfiado. Mudamos o layout das lojas, pintamos as prateleiras, trocamos as embalagens, mas esquecemos das pessoas. O valor das pequenas coisas conta e muito.
            A valorização do relacionamento com o cliente. Fazer com que ele perceba que é um parceiro importante!
            Lembrando que: essa mensagem vale também para as nossas relações pessoas (namoro, amizade, família, casamento e etc.).
            Enfim pensar no outro como ser humanos.
            É sempre uma satisfação para quem doa e para quem recebe. Seremos muito mais felizes, pois a verdadeira felicidade está nos gestos mais simples de nosso dia-a-dia que na maioria das vezes passam despercebidos.
            “Pense nisso com muito carinho”.
            É relato enviado por um amigo via internet muito interessante e oportuno.
            Desejo a todos Feliz Natal e prosperidade, paz, saúde e alegria no ano de 2.012.
(*) – Advogado e ex-professor da FECEA – PR. 

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